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Como foram as sessões da Câmara no Catamarã e Cisne Branco

O transporte hidroviário, as condições ambientais do manancial hídrico e a relação da cidade com o Lago Guaíba, incluindo turismo e esportes náuticos, foram discutidos na primeira etapa da Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal a bordo do Catamarã, na manhã de quinta-feira (12/4).

                Durante o trajeto especial que seguiu do Cais Central até a Zona Sul, os 18 dos 36 vereadores, acompanharam as falas do presidente da Catsul, Hugo Fleck, que brevemente relatou que, em 2006, o grupo Ouro e Prata começou a investir no sistema hidroviário e quatro anos depois, nasceu a empresa Catsul, responsável por realizar o serviço de travessia entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba.  Fleck também falou sobre o assoreamento em certas regiões como Ipanema, informando que faz três anos que a empresa tenta realizar a dragagem no local. Para ele, é uma ação extremamente necessária, sendo preciso uma autorização permanente das autoridades responsáveis para que se possa desburocratizar o serviço e realizar a função.

                Marcelo Solleti, secretário de Transportes de Porto Alegre e diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), afirmou que a EPTC e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) são cobradas pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em relação ao transporte hidroviário. Segundo ele, as duas secretarias têm pesquisado dados sobre demanda e viabilidades técnica e financeira para esse meio de condução. “Acompanho o serviço da Catsul e sei que é um modelo de transporte seletivo de alta qualidade, confortável e seguro que merece ser expandido”, comentou sobre o Catamarã.

                Em espaço de fala, o vereador Adeli Sell (PT) afirmou que a ousadia faz parte das iniciativas vitoriosas e o empreendimento da Catsul é fundamental para desenvolver Porto Alegre. No entanto, Adeli ponderou que o sistema de transporte como um todo está falido e crises devem se agravar se investimentos não forem feitos e a desburocratização não acontecer. “A Lei de Licitações (8.666) está ultrapassada, engessada. Ela não ajuda no combate à corrupção e não resolve os problemas. Sou favorável à adoção dos serviços autorizados e às frentes que se criarem para desburocratizar e destravar o desenvolvimento da cidade. Precisamos de um discurso consequente, que incentive o debate de propostas inovadoras que tenham como único interesse o bem público”.

 

    Segunda etapa da sessão no Cisne Branco

                Após a parada para almoço no Grêmio Náutico União na Ilha do Pavão, os vereadores embarcaram no Cisne Branco. Ao longo do percurso, que incluiu o Delta e Ilhas do Guaíba, comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Júnior comentou as atribuições do órgão, destacando que a Capitania é responsável pela segurança dos rios, lagos, lagoas, hidrovias e canais.

                Falando em nome da Superintendência de Portos, Bruno Almeida assinalou o perfil dos dois cais de Porto Alegre, notadamente o Cais Navegantes e o Cais Marcílio Dias, ambos localizados na Zona Norte. “São Portos em que as cargas saem rumo aos portos oceânicos ou chegam como último destino por ser o Guaíba uma hidrovia que só tem um ponto de comunicação com o mar”, explicou.

Já o t tenente-coronel Luiz Carlos Neves Junior, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar da Capital, destacou que a corporação tem uma equipe especial de busca de salvamento, com mergulhadores. Disse que a unidade atende ocorrências no Lago Guaíba, como buscas por desaparecidos e embarcações naufragadas.


A qualidade da água, esportes e turismo

O diretor-geral do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae), Darcy Nunes dos Santos, falou sobre qualidade da água da Capital e a possibilidade de captação do Rio Jacuí. Ele garantiu que, sob o aspecto de abastecimento hídrico, Porto Alegre tem potencial garantido. Atualmente, são seis estações de tratamento que alimentam 300 mil pontos de ligações hídricas. Darcy salientou que existe um projeto para captar água do Jacuí. Todavia a implementação só alimentaria os bairros São João e Navegantes, não beneficiando o restante do município. Outro ponto abordado pelo engenheiro foi referente ao tratamento de esgoto. Lembrou que Porto Alegre tem potencial instalado para tratar até 80% do esgoto gerado, graças ao programa Pisa. “Estima-se que a quantidade de oxigênio poupado no Guaíba é próximo de 9 mil toneladas. Comparado às décadas anteriores, a descontaminação progrediu muito, principalmente de 2014 pra cá”, concluiu.

                O vereador Adeli Sell (PT) defendeu a alteração da legislação federal a fim de viabilizar o desassoreamento do Guaíba, a partir da extração e venda de areia por Parcerias Público Privadas (PPPs). 

                Também participaram da sessão a bordo do Cisne Branco os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Comandante Nádia (PMDB), João Bosco Vaz (PDT), Mauro Pinheiro (REDE) e Mendes Ribeiro (PMDB); além de Adriane Hilbig, proprietária do Barco Cisne Branco.

 

 

 

 

Foto: Tonico Alvares/CMPA