O secretário de Serviços Urbanos do Município, Ramiro Rosário, esteve presente na sessão desta quarta-feira (28/2), na Câmara Municipal de Porto Alegre, para o esclarecimento de questões relacionadas à manutenção da cidade.
De acordo com ele, entre o final de março e o início de abril os serviços de capina em vias públicas de Porto Alegre deverão entrar em estágio de manutenção
Ramiro relatou que problemas na licitação para a contratação destes serviços, iniciada em março do ano passado, foram os responsáveis pela falta de continuidade e manutenção da capina, roçada ou limpeza. Já para a limpeza de praças, segundo informou Rosário, o atual contrato é considerado insuficiente, por estabelecer um atendimento de 200 unidades ao mês, sendo que a cidade tem cerca de 650.
Em manifestações sobre a fala do secretário, o vereador Adeli Sell pautou a questão do recolhimento de resíduos sólidos em Porto Alegre. “Desde 2000 defendo a separação do lixo em contêineres e a destinação direta a um depósito. Em Caxias do Sul há a separação de contêineres para lixo seco e orgânico. Em Paulínia (SP), o lixo é direcionado para um local com capacidade de 700 litros, o que impede que fique espalhado pela cidade e reduz a necessidade de um recolhimento constante de resíduos, que pode ser feito apenas uma vez por semana. Temos exemplos positivos a seguir e precisamos começar a planejar a aplicação deles aqui”
Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Andréa Sommer/Ascom Adeli Sell
Foto: Luiza Dorneles/CMPA