NOTÍCIAS


Situação do Mercado Público é um escândalo, conforme Adeli

A terceira edição do Programa Câmara na Rua, lançado pelo presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (PMDB) ocorreu nesta sexta (16/2). Desta vez a visita foi ao Mercado Público de Porto Alegre, um dos principais cartões-postais da capital gaúcha e centro de comércio que, em 2018, completa 149 anos.

O vereador Adeli Sell participou da visita, que teve como guias, integrantes da Associação do Mercado Público, que são lojistas no espaço.

Na oportunidade os vereadores ouviram relatos dos lojistas que afirmam que este é o pior momento já vivido pelo Mercado Público de Porto Alegre. Segundo os relatos, ocorrem em média 40 assaltos por dia nas redondezas do espaço histórico, o que prejudica a população que evita andar no Centro e os consumidores que deixam de frequentar o local por medo da violência.

Há cinco anos o Mercado Público espera pela restauração do segundo andar após um incêndio, enquanto isso não acontece, na opinião do vereador Adeli Sell, as situações só se agravam. “Alguns lojistas não estão bem acomodados, o que prejudica os negócios, mas não é só este o problema do espaço, a ausência da gestão municipal para atender as questões do Mercado Público é alarmante. Não existe fiscalização quanto ao comércio informal nas calçadas do Mercado, não há atuação da Guarda Municipal e pouquíssima segurança”.

Para Adeli Sell, o que acontece em Porto Alegre quanto a ausência de atuação do Estado e da prefeitura é tão grave quanto o que ocorre no Rio de Janeiro. “Está na hora da imprensa local parar de passar a mão na cabeça das autoridades e mostrar que os escândalos, roubos, assaltos e o abandono estão aqui também. Chega de encher os noticiários com informações do Rio de Janeiro, afinal vivemos nossa própria tragédia”, destaca Adeli Sell.