A Câmara Municipal prestou na quinta (15/2), homenagem aos 160 anos da Associação Comercial de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT), a solenidade teve como objetivo dar reconhecimento e valorização aos trabalhos prestados a cidade por esta entidade.
Estiveram presentes como convidados o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira; o vice-presidente e o presidente do Conselho Superior, respectivamente Zélio Hocsman e Humberto Ruga; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos.
Durante espaço de fala, o vereador Adeli Sell afirmou que para entender o presente, e para construir o futuro, é preciso estudar o passado como ele foi. “Neste sentido faz-se imperioso estudar e valorizar a formação do nosso comércio, indústria e serviços, bem como reconhecer o engajamento da Associação para o desenvolvimento da cidade”, destacou Adeli.
Conforme o vereador, a Associação Comercial não é uma mera entidade associativa, pois se trata de uma instituição atuante na cidade, tanto que apoia cada vez mais, ações empreendedoras e defende com força o potencial do comércio local. "Precisamos do nosso Centro Histórico revitalizado. O centro pede domingos com vida e lojas abertas, com ações em espaços públicos. Precisamos continuar com novos marcos de ousadia, com avanços e com modernidade para que daqui a 160 anos a Associação seja lembrada como neste momento. A cidade precisa da Associação Comercial para ser moderna e inclusiva às pessoas”, concluiu Adeli.
O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, agradeceu aos vereadores pela homenagem recebida na Câmara. Destacou que, após muitos anos, a associação está retomando o protagonismo. Lembrou que a ACPA foi a quinta associação criada no país, quando surgiu como praça do comércio para regular os valores dos metais comercializados (ouro e prata), além de combater o comércio ilegal. Disse que é o primeiro presidente exclusivamente eleito para a presidência da entidade desde Alberto Bins. "E isso coloca sobre meus ombros uma imensa responsabilidade."
Pereira ressaltou que os princípios hoje defendidos pela associação são exatamente os mesmos de quando ela foi fundada: defesa da livre iniciativa, do empreendedorismo, da iniciativa privada e do desenvolvimento equânime da sociedade. "Não queremos fazer críticas mas mostrar caminhos para solução dos problemas. Queremos construir pontes para resolver os problemas."
Foto: Ederson Nunes/CMPA