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Diógenes Júnior - Em Porto Alegre a ganância pede passagem

A ATP - Associação dos Transportadores de Passageiros, entidade patronal que representa os interesses das empresas de ônibus em Porto Alegre pretende suspender, por pelo menos dois meses, 12 linhas de ônibus em nossa cidade.

O motivo que alega seria a redução de 65% no número de passageiros transportados diariamente desde o início do distanciamento social, única alternativa comprovadamente eficaz na resistência e luta contra o coronavírus.  

Recebi, atônito, a notícia de que essas linhas de ônibus deixariam de circular já na data de hoje, 25/05.

Porém, segundo o engenheiro de transporte da ATP, Antônio Augusto Lovatto, a entidade estenderá o prazo para que os passageiros sejam informados sobre as mudança.

Creio que a real motivação do adiamento dessa absurda suspensão nem seja esse, mas sim a pressão por conta da reação da população, que será extremamente prejudicada se essa iniciativa prosperar.

É um absurdo que as empresas, em nome do lucro promovam, mesmo que indiretamente, a concentração de pessoas num mesmo local.

A concentração de pessoas é o principal meio de propagação do Corona vírus.
Essa é a realidade que todos os estudos científicos comprovam.

A ATP, em nome do lucro, toma uma decisão absolutamente equivocada do ponto de vista do combate ao Corona vírus. 

Darei como exemplo de decisão equivocada, como essa proposta pela ATP, a medida implementada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, que determinou um rodízio de automóveis ainda mais rigoroso do que aquele que a cidade já pratica há anos por conta do controle da emissão de CO2.

A Prefeitura de São Paulo enduresceu as regras do rodízio de automóveis, o que gerou um aumento na demanda do transporte público, forçando as pessoas a se aglomerarem nas paradas e terminais de ônibus, dentro de trens, em vans e principalmente, dentro de ônibus, que se tornaram permanentemente lotados por conta da equivocada medida.

O que fez a Prefeitura de São Paulo?
Recuou e revogou o decreto, imediatamente.

Percebendo que o rodízio causou aglomeração de pessoas, a Prefeitura daquela cidade revogou o decreto.

Porto Alegre, em permitindo que as empresas suspendam essas 12 linhas de ônibus, caminha na direção contrária do bom senso.

Concorre diretamente para promover a aglomeração de pessoas nas paradas de ônibus, incluse de outras linhas e, em nome do lucro dessas empresas, para aumentar o número de pessoas infectadas pelo Corona vírus.

Num momento em que todo o Planeta repensa regras de convivência, repensa questões comerciais e sobretudo planeja meios de proteger a vida, a ATP e algumas empresas de ônibus desamparam a população, chantageiam a Prefeitura em nome da manutenção de seus caixas e dão as mãos para o Corona vírus.

O lucro, reiteramos, não pode estar acima da vida das pessoas.

A decisão da ATP em suspender essas 12 linhas de ônibus sob a alegação de que teve redução de 65% no número de passageiros transportados não se justifica.

A população de Porto Alegre pergunta à ATP: e os outros 35% de passageiros, devem ser desamparados?

Em nome de 65% de uma suposta redução no número de passageiros, a totalidade desses passageiros devem ser expostos à aglomeração nas paradas de ônibus e terminais, que certamente ficarão ainda mais lotados?

As linhas de ônibus que a ATP quer suspender transportam, em dias úteis, mais de 15 mil passageiros e aos sábados, mais de sete mil passageiros seriam prejudicados.

A população de Porto Alegre pergunta à ATP: o lucro das empresas está acima da vida dos cidadãos porto alegrenses?

RELAÇÃO DAS LINHAS DE ÔNIBUS QUE A ATP QUER SUSPENDER

361 CEFER, 255 Caldre Fião, 718 Ilha da Pintada, 705 2 Aeroporto / CEASA, B09 Aeroporto / Indústrias / Iguatemi, 654 Educandário Petrópolis, 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso, 525 Rio Branco / Anita / Iguatemi, 282 Cruzeiro do Sul, 282 1 Pereira Passos, 289 Rincão / Via Oscar Pereira e 2843 B.Velho (S.Francisco) / Rincão / Betão até Azenha.
 
 
 
Diógenes Júnior é escritor, técnico em Informática e acadêmico em História. Paulistano de nascimento, caiçara de coração e porto alegrense por opção, escreve para essa coluna às segundas-feiras.