ARTIGOS


Porto Alegre tem turismo

Espalhou-se aos quatro ventos que Porto Alegre não é uma cidade turística. A ignorância sobre o tema ainda é grande por aqui, mas faltaram também cabeças pensantes para operar essa mentira tão alardeada.

Somos uma cidade de comércio pujante, serviços dos mais variados, a começar por ser um centro de saúde de excelência, tanto que, em minha gestão na Secretaria da Produção, Indústria Comércio, quando o Turismo compunha esta Secretaria, lançamos o PORTO ALEGRE SAÚDE, mostrando o arranjo produtivo do setor.

Aqui, sempre tivemos muitos eventos, e só perdemos alguns para Gramado e Bento Gonçalves por falta de espaços mais adequados. Faltando apenas mais um grande Centro de Eventos, apesar de já termos espaço e recursos a fundo perdido na Caixa Econômica Federal.

Temos uma rede hoteleira e de restaurantes invejáveis, podendo abarcar mais e mais eventos de negócios.

Fomos a primeira cidade brasileira a ter o Ônibus Turismo, aberto, nos moldes das grandes cidades, também surgiu na minha gestão na Smic em 2003.

A maior parte das gestões das últimas décadas aceitou esta bobagem, essa crença infantil de não termos vocação para o turismo. Não se trata, portanto, de disputa política.

Temos os nossos Caminhos Rurais com mais de 40 propriedades, apesar da falta de incentivo público, a maioria resiste e avança.

Agora, a nova gestão uniu novamente o Turismo na Secretaria de Desenvolvimento, com o Trabalho e a Inovação, nos moldes da velha Smic.

A forma não compõe necessariamente o conteúdo, por isso, vamos cobrar antes de tudo, a política para o turismo na cidade. Buscar garantir compromissos com o trade turístico de fato, de um lado, com o poder público de outro, captar eventos nacionais e internacionais.

Além do Turismo de Negócios, Saúde, Porto Alegre não pode desdenhar o Turismo Cultural.

Já que a SETUR-RS não tem dado qualquer apoio ao turismo da capital, caberá à municipalidade fazer sua parte, engajando mais e mais o setor privado, mudando esta cultura do atraso.

Neste 2017 o próprio Fórum Social Mundial vai ser retomado com mais preparo por aqui, quem sabe volte a ser o grande evento mundial da diversidade e da pluralidade em Porto Alegre.

Sim, temos turismo. Somos vocacionados ao turismo de negócios, eventos, cultura etc.

Temos que ter é mais ousadia.

 

Adeli Sell é escritor, consultor e vereador de Porto Alegre.