Adeli Sell*
É o título do livro de Vera Ione Molina lançado na primavera de 2024. Saiu pela Editora Bestiário do zeloso Prym.
Vera Ione, além de professora e reconhecida revisora, navega na literatura com desenvoltura, das histórias infantis, passando pelo texto curto, indo ao romance.
Ela vem mexendo com a escrita desde os anos 80, dando passos significativos na busca da melhor palavra, do melhor texto, sempre enxuto e agradável de ler.
Na ficha catalográfica lê-se que é um livro de contos. Diria que sim, acrescentando que vai além ao mesclar elementos típicos da crônica. Sua matéria prima é a vida vivenciada pelos personagens, mais pessoas de carne e osso do que seres ficcionais.
Em alguns momentos o senso de cronista não apenas se mescla ao de contista, como traz luzes fortes de um mundo real sobre o ficcional.
Se estivéssemos nos anos do Caderno de Sábado do antigo Correio do Povo escreveria um ensaio sobre este modo peculiar da Vera Ione escrever esse livro.
Vera Ione retoma o tema da “fronteira”, podendo ser a linha divisória geográfica de Uruguaiana - sua terra - com a Argentina, como a divisa de Quaraí com alguma localidade do Uruguai.
Mas há mais fronteiras, uma linha que separa o legal do ilegal, pirataria. A separação tênue entre os peões e os estancieiros, dos guris e gurias entre si e entre os sexos.
Permitam-se não falar nem resenhar os “contos”; pois, o gosto das descobertas ficará por conta de que você tem que ler, se não for ler este livre faltará algo em sua vida.
ADELI SELL é professor, escritor e bacharel em Direito.