ARTIGOS


Dia Mundial da Biblioteca – a minha sumiu

Adeli Sell

 

"Entre numa biblioteca e tereis um jardim e nada te faltará"

- Cícero

 

Comemora-se a 1° de julho o Dia Mundial da Biblioteca.

O Sistema Estadual de Bibliotecas - decreto nº 30.947, de 24 de dezembro de 1981 - era e é uma ficção. Depois das enchentes de maio, a situação piorou, porque as bibliotecas sumiram com as águas turbulentas e turvas, seja no Vale do Taquari ou na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Em Porto Alegre, temos o Conselho Municipal do Livro e da Leitura - CMLL - que foi criado pela Lei n° 11.226/2012.

"A minha sumiu, e agora"?

Já foi demandado ao governo do Estado e de Porto Alegre a compra imediata de livros de autores locais, das livrarias e distribuidoras com CNPJ no Rio Grande do Sul.

Ao Ministério da Cultura será também demandado, pela Câmara Rio-grandense do Livro e da Associação Gaúcha de Escritores, a imediata compra de livros para a recomposição das bibliotecas.

Esta demanda é a primeira e é aquela que consideramos essencial, pois são os governos que devem prover quaisquer bibliotecas de escolas e as públicas também com livros.

No entanto, não nos opomos a campanhas de doações, até porque sempre fizemos este tipo de ação. Afinal, não queremos livros criando pó em estantes particulares.

Livros foram feitos para circular em todos os espaços possíveis e serem lidos e apreciados, tanto no ensino-aprendizagem como para o deleite estético.

 

"Oh! Bendito o que semeia

Livros... livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

O livro, caindo n'alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar!"

- Castro Alves

 

ADELI SELL é professor, escritor, bacharel em Direito e vereador