NOTÍCIAS


Porto Alegre em segundo no ranking do congestionamento

Uma startup de mobilidade urbana divulgou ontem, dia 10, levantamento que mantém Porto Alegre em segundo lugar, entre as dez maiores capitais do País, em um ranking do tempo de viagem em horários de pico. Também pela segunda vez consecutiva, a cidade de Recife, em Pernambuco, aparece em primeiro. Salvador, na Bahia, é a terceira colocada, seguida de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O levantamento ocorreu entre 1º de outubro e 31 de dezembro do ano passado. De acordo com a pesquisa, as viagens em Porto Alegre em horários de pico podem levar, em média, 74% a mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. Conhecidas pela lentidão de tráfego, as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentaram melhora no fluxo em relação a 2017, apresentando picos de trânsito de 67% e 68%, respectivamente, contra 70%, no ano passado.

Na opinião do vereador Adeli Sell, o aumento da circulação de veículos não é resultado de aquecimento da economia local, mas sim de fatores como: a falta de estímulo ao uso de transporte coletivo, pouco investimento na frota de ônibus e na infraestrutura do sistema de transporte coletivo e da passagem cada vez mais cara. “Essas, ao meu ver, são algumas das razões de as pessoas trocarem o ônibus ou a lotação pelos carros próprios ou uso de aplicativos de transporte. Além disso, as ciclovias são precárias, o que dificulta a circulação dos usuários, a insegurança na espera por um ônibus é constante, as obras inacabadas e infindáveis, com os desvios também afetam o trânsito. A má conservação das vias, os buracos, enfim, o caos e desleixo que a nossa cidade se apresenta só atrapalham nosso trânsito e o cidadão. Se nada for feito, se nossa gestão não traçar um plano eficiente de recuperação de vias, ciclovias e incentivo ao transporte público, eternamente estaremos na liderança desse ranking”, finaliza o vereador.