NOTÍCIAS


Câmara implementará programa de gerenciamento de resíduos

A Câmara Municipal de Porto Alegre adotará até julho novas práticas para encaminhar os resíduos produzidos. A iniciativa vai coletar resíduos recicláveis, de eletrônicos, de pilhas e baterias, de óleo de fritura, a instalação de uma horta comunitária e de uma composteira.

A meta foi estipulada na manhã desta quinta-feira (22/3) pelo presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (MDB), durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria 211/2018 para tratar do assunto.

A Bancada do Partidos dos Trabalhadores foi representada pela assessora Simone Mirapalhete. De acordo com ela, as ações serão de extrema importância dentro e fora da Câmara. “É sempre bom que atitudes que beneficiem o meio ambiente e a cidade como um todo, sejam abraçadas pelo Legislativo. O parlamento pode dar exemplo e ter força para mobilizar as pessoas em prol da causa”, destaca Simone.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein alguns setores que separam os recicláveis e os orgânicos não veem efeito prático na ação, pois os resíduos são encaminhados misturados para a Coleta Domiciliar, desestimulando a separação. “Agora vamos enfrentar este tema e agir. A gestão adequada dos resíduos é fundamental e integra outras ações em andamento do Legislativo voltadas à sustentabilidade, como a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e o Projeto Papel Zero. ”

A próxima reunião do grupo de trabalho, responsável por organizar as iniciativas será na próxima terça-feira, às 9h. 

 

 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)

Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) Andréa Sommer (reg. prof. 13628. Ascom/Adeli Sell)

(Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)