NOTÍCIAS


Secretário da Saúde participa de plenária na Câmara

Na sessão plenária de ontem (19/4), o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, esteve na Câmara de Vereadores para apresentar a estrutura e os procedimentos de trabalho da pasta. De acordo com ele, nesses primeiros meses está sendo operado o plano de saúde municipal da administração anterior com algumas alterações. No entanto, ele garantiu que irá apresentar uma gestão inteiramente nova nos próximos meses. O secretário anunciou que até o ano que vem os gabinetes dos vereadores poderão acessar o sistema interligado de informática da Secretaria.

Erno defendeu também o Sistema Único de Saúde, afirmando que sem o SUS, nada aconteceria, embora existam muitos problemas. Além disso, ele apresentou alguns dados e números. Entre os quais, a sigla de R$ 2 milhões por mês, valor que Porto Alegre gasta com as doenças psiquiátricas, incluindo o combate à drogadição.

Após a fala do secretário, o vereador Adeli Sell, utilizou espaço na tribuna para fala. Na opinião de Adeli, é importante a realização do trabalho conjunto com os vereadores de Porto Alegre na busca de benefício à saúde na cidade. “ Estamos à disposição da SMS, tanto que, tenho interesse em participar das visitas semanais às instituições de saúde, junto com o secretário”. Adeli elogiou também as informações oferecidas pelo secretário e as análises sobre as dificuldades para manter as pequenas unidades de saúde, ressaltando que os dados e a transparência colaboram para com o entendimento da população.