NOTÍCIAS


Parklets e inovações para o mobiliário urbano

A Comissão Especial para Tratar sobre o Mobiliário Urbano, criada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, esteve reunida neste dia 23, para tratar sobre a implantação de parklets e outros elementos inovadores nos espaços públicos da Capital.

Além dos vereadores integrantes da Comissão estiveram representadas na reunião a EPTC, Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Parcerias Estratégicas, Procuradoria Geral do Município, associações de moradores, comerciantes e empresários,

Segundo informações do Executivo, dez projetos de instalação de parklets estão sendo avaliados pela prefeitura e outras 33 consultas prévias já ocorreram. Todos os bairros de Porto Alegre estão aptos a receber este tipo de mobiliário, o que na opinião do vereador Adeli Sell, é muito bom pois valoriza espaços e proporciona aos cidadãos locais e donos de estabelecimentos, interação social.

Para Adeli, a colocação de parklets nos mais diversos bairros deve ser posta em prática, respeitando sim o manual proposto pela prefeitura. “No entanto, acho que eles devem também corresponder à identidade do bairro, que tenha características do bairro em que está instalado”.

Em Porto Alegre, a Cidade Baixa é o bairro com mais interessados na instalação, com estudos de espaço físico feitos, avaliando a viabilidade econômica dos projetos.   

 

 

(Foto: Candace Bauer/CMPA)