NOTÍCIAS


Câmara celebra os 75 anos do Sindha

A Câmara Municipal destinou o período de Comunicações da sessão de quinta-feira (16/11) para homenagear o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) por seu aniversário de 75 anos. O momento foi proposto pelo vereador Adeli Sell (PT) e conduzido pelo vereador Mauro Pinheiro (REDE). 

Adeli lembrou que, durante as votações referentes ao IPTU, o Sindha esteve sempre presente. “Ver vocês aqui hoje, representa 75 anos de luta e de participação efetiva para uma cidade melhor”, disse. Ele falou sobre o problema de segurança que abarca o centro da cidade e, consequentemente, a rede hoteleira e os restaurantes ali presentes. Sugeriu, por isso, que ele e demais vereadores disponíveis fizessem um mutirão simbólico pelo Centro, analisando a situação. Sobre o show da banda Coldplay, na Arena do Grêmio, ressaltou que os hotéis estavam lotados, mas que não houve o devido preparo da EPTC. Lembrou também que Porto Alegre tem um centro cultural e gastronômico reconhecido na América do Sul. Em relação à comissão que trata da legislação específica sobre o mobiliário da cidade, declarou que farão uma proposição avançada e moderna e que estão avançando de modo sem precedentes. 

Henry Chmelnitsky, presidente do Sindicato, lembrou que a passagem dos 75 anos remete ao ano de 1942, quando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estava próxima do estado atual. Ele ressaltou que, ao longo das diferentes diretorias, o Sindha sempre se pautou pela busca do diálogo, inclusive por meio das constantes vindas à Câmara. “Prezamos pela discussão de diferentes ideias; o contraditório nos leva a melhores decisões”, declarou. 

O sindicalista destacou que, no momento atual, o papel dos vereadores é cada vez mais importante para a cidade de Porto Alegre. “Nosso setor nunca passou por uma crise igual”, disse, destacando que o rendimento da hotelaria está abaixo de 40% em relação ao normal e que o ramo da alimentação está em decadência na Capital. Falou ainda sobre o Sindha estar sempre ao lado dos vereadores, que são facilitadores. “É um enorme prazer comemorar os nossos 75 anos nesta Casa”, concluiu.

Estavam presentes também Carlos Henrique Schmidt, presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre; César Sulzbach, presidente da Associação dos Procuradores de Porto Alegre; Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul; Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo do Estado do RS; e Roberto Snel, diretor de Turismo de Porto Alegre.

 

 

 

 

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
           Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
           Fernando Cibelli de Castro  (reg. prof. 6881)

 

Foto: Luiza Dorneles/CMPA)