NOTÍCIAS


Sinalização de trânsito é tema da reunião sobre Mobiliário Urbano

A reunião de terça (7/11) da Comissão Especial que trata o Mobiliário Urbano de Porto Alegre na Câmara teve como pauta a sinalização de trânsito, placas, semáforos, prismas e colunas e divisores de fluxo.

Representantes da EPTC e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade estiveram presentes, esclarecendo dúvidas dos vereadores e público presente quanto aos temas.

De acordo com a técnica em trânsito e transporte, representante da Equipe de Informação de Mobilidade Urbana da EPTC, Simone Caberlon, atualmente não existe um contrato de publicidade que faça as sinalizações, sendo todo investimento custeado pela prefeitura, informando que informando que a cidade possui cerca de dez mil semáforos, sendo que 99% desses equipamentos são dotados de lâmpadas de led; além de estarem em andamento, a instalação de nobreaks, equipamentos que garantem autonomia de funcionamento dos semáforos em caso de falta de energia elétrica, beneficiando o trânsito nos centros urbanos.

Já Rogério Barbosa, também da EPTC, salientou a necessidade da manutenção da visibilidade dos elementos de sinalização do trânsito, ao agradecer a colaboração da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, em ações que evitam a interferência da vegetação na obstrução de tais equipamentos.

Segundo o vereador Adeli, relator da Comissão uma das ideias dela é discutir a vinculação da publicidade ao mobiliário. “Várias empresas têm interesse em investir e avaliamos que obedecendo as normas da EPTC seria positivo”.