NOTÍCIAS


Vereador conhece experiência de Madri sobre OP

O vereador Adeli Sell recebeu hoje (31/10) no gabinete, o assessor técnico da Secretaria de Relações Institucionais da prefeitura, Carlos Simões e o diretor de participação cidadã de Madri, Espanha, Miguel Arana. A visita teve como pauta a plataforma virtual utilizada naquele país como ferramenta no processo de participação popular e cidadã.

De acordo com Miguel, o software (Consul) é um mecanismo do Orçamento Participativo. “Ele apresentou uma verdadeira revolução na participação. Usamos o Consul também para realizar consultas urbanísticas, como as da Praça Espanha, a Gran Via ou para o processo recente de reformar 11 praças da periferia”.

Segundo o assessor técnico da prefeitura, a ideia é adaptar e aplicar a plataforma em Porto Alegre. “Através dela o COP mobiliza a região para escolher prioridades através da plataforma. Não teremos nenhum custo, pois a proposta é que se assine um termo internacional de cooperação. Hoje mais de 14 países utilizam essa ferramenta e acreditamos que ela pode ser válida aqui também”.

Na avaliação do vereador Adeli Sell, a população precisa participar cada vez mais das decisões no município e a plataforma parece ser uma ótima ferramenta ao OP municipal. “Acredito que combinar as assembleias físicas regionais com o software agregarão muito ao nosso sistema local”.