NOTÍCIAS


Comissão do Mobiliário prevê aplicação de questionário

A Comissão Especial para Tratar o Mobiliário Urbano na Câmara de Vereadores discutindo hoje (26/10), a localização, modernização e o trabalho realizado pelas bandas de jornais, revistas, flores, chaveiros e sapateiros.

                Os vereadores, juntamente com a EPTC e alguns trabalhadores dos setores citados, aprofundaram o artigo 2º da Lei Municipal, que normatiza a instalação e o trabalho desses espaços e profissionais.  

                De acordo com o relator da CPI, vereador Adeli Sell, a classificação daquilo que pode ser considerado mobiliário urbano precisa ser revisada, pois não se pode sobrepor a realidade. “Banca de revistas, chaveiro são uma parte do mobiliário e hoje podem cumprir um papel mais amplo aos de décadas atrás. Nossa cidade precisa se modernizar, as ruas serem espaços mais agradáveis e por esta razão se faz necessário um profundo debate, também com a sociedade e entidades, sobre a nossa urbanização, destaca Adeli

 

                Ainda, segundo o vereador, há quase uma década encerrou a concessão com publicidade do mobiliário urbano e nada foi feito para que o tema avançasse. “A Comissão Especial quer tratar desse assunto, apresentando ideias modernas e exequíveis ao Poder Executivo por meio de legislação adequada. Isso tudo para oferecer ao cidadão de Porto Alegre, espaços públicos modernos e funcionais, pois a estética urbana é também um alicerce da autoestima cidadã”.

 

                Conforme Adeli, um questionário está sendo formulado para ser aplicado junto à Federasul, CDL, Sindilojas, e outras entidades representativas para que participem das discussões da comissão e possam opinar. “Da mesma forma nossos gabinetes estão abertos para receber as pessoas que tenham contribuições. Acredito que também ampliaremos esse questionário para a população, para que ela nos ajude a construir mudanças significativas no mobiliário”, finaliza Adeli.