NOTÍCIAS


Comissão do Mobiliário Urbano recebe secretário de Parcerias Estratégicas

A Comissão Especial para Tratar do Mobiliário Urbano da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (5/10) pela manhã a primeira reunião, na sala 303 da Câmara.

            Presidida pelo vereador André Carús (PMDB), com a relatoria do vereador Adeli Sell, a reunião teve a presença do secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi que apresentou o plano de trabalho da Administração quanto ao tema.

            De acordo com o secretário, em breve ocorrerá a licitação dos 25 novos relógios de rua e a intenção da prefeitura é que eles já contenham câmeras de segurança. “As paradas de ônibus também estão sendo pensadas, bem como já publicamos o decreto dos parklets”, destaca Vanuzzi.

            Conforme o vereador Adeli Sell, a comissão vai estudar a Lei Municipal 8279 que apresenta problemas e apontar ao Executivo, mudanças para propiciar aos cidadãos, mobiliário urbano mais apropriado. “Gostaríamos que a prefeitura nos trouxesse um projeto moderno, ousado, transparente, onde possamos perceber a conexão entre os anseios da população e o que é possível e legal de executar”.

            Adeli afirmou que uma pauta mais imediata a ser discutida pela comissão será bancas de revista e chaveiros que precisam de melhorias, ampliação e modernização. “Temos que seguir exemplos do mundo onde existem bancas em parques e praças. Se quero um jornal ou uma revista em um domingo, durante passeio pelo Gasômetro não consigo porque alguém proibiu que lá fossem instaladas bancas. É preciso rever conceitos, pois poderíamos ser uma cidade muito mais moderna”.

            Ainda, de acordo com o vereador, a comissão irá ouvir as oito regiões do planejamento urbano para que troquem ideias e sugestões com o legislativo, bem como serão ouvidos especialistas e acadêmicos. As reuniões da Comissão Especial para Tratar do Mobiliário Urbano ocorrem todas às quintas-feiras, a partir das 9h30 na sala 303 da Câmara de Vereadores e é aberta ao público.

 

Foto: Tonico Alvares/CMPA