NOTÍCIAS


CPI da Equatorial define plano de trabalho e cronograma das oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Porto Alegre que investiga a atuação da empresa de energia elétrica CEEE Equatorial aprovou nesta terça-feira (29) o plano de trabalho da comissão e divulgou o cronograma de depoimentos dos convidados, bem como os interrogatórios dos convocados.

Tais atividades ocorrerão de 7 de março a 25 de abril, sempre às terças, às 10h. Na reunião da próxima semana, serão ouvidos representantes da FEPAM e das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Smurb) e do Meio Ambiente (Smamus) de Porto Alegre.

“Espero que esta comissão não se torne um debate ideológico e que sim, aprofundemos os fatos ao máximo. Importante que pessoas atingidas pela ineficiência da Equatorial sejam ouvidas também, pois é o povo o maior prejudicado pela privatização e incapacidade operacional desta empresa”, destaca Adeli Sell.   

 

As demais oitivas são as seguintes:

- 14 de março - Defesa Civil e DMAE

- 21 de março - Procon/POA, Sindicato dos Eletricitários e Sindicato dos Engenheiros do RS

- 28 de março - AGERGS e ANEEL

- 4 de abril - Representantes de comunidades (até 20 inscritos no início da sessão); representante do Movimento Edy Mussoi de Defesa do Consumidor; Procon/POA e Ouvidoria da CEEE serão convidados apenas na qualidade de ouvintes.

- 11 de abril - Presidência da CEEE Equatorial; e ex-presidente da CEEE Gilson Carrion.

- 18 de abril - Assessoria de Relações Institucionais da CEEE Equatorial, superintendência técnica da CEEE Equatorial e diretoria de Recursos Humanos da CEEE Equatorial.

- 25 de abril - Data reservada para oitivas oriundas de novas convocações e demais atividades necessárias.

Relatório Final 

As demais datas serão reservadas para análise de evidências coletadas e elaboração do relatório, com o seguinte cronograma:

- 2 de maio - Análise das evidências coletadas; preparação de Relatório Preliminar e com conclusões preliminares; discussão e revisão do Relatório Preliminar entre a presidência e relatora da CPI; continuidade das investigações, a partir das conclusões/apontamentos do Relatório Preliminar; convocação de novas testemunhas ou obtenção de mais documentos, se necessário.

- 9 de maio - Elaboração de Relatório Final; revisão e discussão do Relatório Final entre a presidência e Relatora da CPI;

- 16 de maio - Apresentação do Relatório Final; debate sobre as conclusões e recomendações do Relatório Final; e votação do Relatório Final da CPI.

-23 de maio - Divulgação do Relatório Final e encerramento da CPI; e possível encaminhamento de recomendações para autoridades competentes.

Requerimentos aprovados

Além do Plano de Trabalho, a CPI aprovou requerimentos para convocação de representantes de dois acionistas majoritários da empresa: Daniel Dantas, do fundo Oportunity, e o representante no Brasil do fundo norte-americano Black Rock. Outros requerimentos pedem que a CPI solicite à CEEE Equatorial informações sobre inquéritos civis e processos na Justiça do Trabalho nos quais é citada; cópia integral da defesa da empresa em processo na ANEEL no qual a CEEE Equatorial contesta multa aplicada pela Agergs; e cópias de contratos de serviços de podas de árvores celebrados entre CEEE Equatorial, prefeitura e governo do Estado. Também foi aprovado requerimento para que o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto acompanhe as reuniões na condição de convidado.



Foto: Marlon Kevin/CMPA