NOTÍCIAS


Vereador pede que Governo do Estado não retire Neeja Paulo Freire do Bairro Auxiliadora

Os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAS), são alternativas para pessoas que, por alguma razão, não conseguiram cursar a escola regular na idade ideal. Estes núcleos atendem também pessoas que nunca foram alfabetizadas e buscam acolher a todos com educação de qualidade como lhes é garantida.

Porto Alegre conta com alguns núcleos, entre eles o Paulo Freire, localizado no Bairro Auxiliadora e que já atendeu milhares de jovens, adultos e idosos nos últimos 40 anos. Em 2023, em torno de dois mil alunos se matricularam para frequentar o espaço, destes, mil concluíram os estudos. No entanto, desde 2022, o espaço vem sofrendo com a redução do quadro de professores que não são repostos e mais recentemente existe a ameaça da retirada do Núcleo do atual endereço. 

De acordo com o vereador Adeli Sell (PT), ocorre que o espaço, localizado no bairro Auxiliadora, atende pessoas de diversos outros locais da cidade, entre eles São Geraldo, Floresta, Auxiliadora, Passo d’Areia, Santa Maria Goretti, Humaitá, Sarandi, Navegantes, Vila Farrapos, Cristo Redentor. “Milhares de trabalhadores dos comércios da Cristóvão Colombo, da Benjamin Constant, da 24 de Outubro e do Moinhos de Vento também conseguem acessar o local, portanto, retirar o NEEJA deste endereço, significa prejudicar o acesso das pessoas à educação. Além disso, mais de dez linhas de ônibus  e pelo quatro de lotações circulam pelo no entorno. 

Buscando sensibilizar o Governo do Estado, o vereador usou o espaço do Grande Expediente na Sessão Plenária desta segunda-feira (5), solicitando que o governador Eduardo Leite e a secretária de educação, Raquel Teixeira revejam a decisão, executados as reformas necessárias no espaço, porém, sem alterar a localização dele.