NOTÍCIAS


Projeto pretende instituir o Dia do Bará do Mercado Público

O Mercado Público não é um espaço restrito ao comércio, também tem grande relevância para as religiões de matriz africana. Essa importância explica-se por acreditarem os praticantes e simpatizantes das religiões de matriz africana que, ao centro do edifício, está assentado o Orixá Bará, que, dentro do panteão africano, é a entidade que abre os caminhos, o guardião das casas e cidades e representa o trabalho e a fartura.

Ao longo dos anos, o local era respeitado por todos os porto-alegrenses, independentemente do credo, haja visto a historicidade do próprio Mercado Público. Todavia, nos últimos anos, a Prefeitura de Porto Alegre, na atual gestão do prefeito Nelson Marchezan Junior, lançou edital para Concessão de Uso para reforma, restauração, requalificação, manutenção, gestão e operação do Mercado Público Central de Porto Alegre, deixando tanto os povos de matriz africana como usuários e mercadeiros cheios de incerteza quanto à preservação e exploração do local.

Por entender que os bens simbólicos e de reprodução de práticas sociais podem estar ameaçados com a proposta do prefeito, o vereador Adeli Sell protocolou o projeto elaborado pela Associação Independente em Defesa das Religiões Afro Brasileiras e que irá instituir no calendário de datas comemorativas de Porto Alegre o dia 13 de junho como o Dia do Bará do Mercado Público.

A data do dia 13 de junho é proposta pelo fato de que neste mesmo dia é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para os povos tradicionais de matriz africana. “Para os povos, o Orixá Bará é aquele que abre os caminhos, a quem se pede proteção para retirar a maldade do caminho. Também é conhecido como dono da fertilidade, das correntes e das chaves. Em havendo o reconhecimento da data proposta, se estará preservando não apenas o direito de livre culto dos porto-alegrenses, mas também a historicidade do próprio Bará do Mercado Público, em pleno respeito à ancestralidade que ali existe, e que deve ser preservada”, destaca o vereador Adeli Sell.