NOTÍCIAS


Vereador recebe sindicato dos estabelecimentos funerários

O vereador Adeli Sell recebeu no gabinete a visita do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários dos Rio Grande do Sul, Valdir Gomes Machado e da Ana Paula Gaiesky, assessora de Relações Institucionais do sindicato.

A pauta do encontrou foi o PLCE 1/20, enviado pelo prefeito, que trata da taxa de congestionamento, estabelecendo uma tarifa (de valor igual à passagem de ônibus) para veículos emplacados fora de POA que ingressem pelas vias em horários a serem especificados em decreto.

 

De acordo com o presidente do Sindicato, no Estado, diversos Postos do Departamento Médico Legal, que recebem corpos de vítimas de mortes não naturais estão sucateados, sendo o de Porto Alegre, o DML com melhor e maior infraestrutura para a realização de exames e laudos de necropsia. "Portanto, empresas funerárias de diversos municípios próximos como Osório, São Jerônimo e Novo Hamburgo, se deslocam diariamente para Porto Alegre, para trazer corpos ao DML e a possibilidade de imposição desta nova taxa, acarretará no aumento de custo das nossas operações".

 

Adeli reafirmou a posição da Bancada do PT quanto ao projeto. "Não votaremos neste projeto que prevê cobrar R$ 4,70 para quem entra na cidade. Vamos resguardar quem vem aqui para trabalhar, cuidar da saúde, fazer compras, construir nossa cidade.Este é um tema complexo que precisa ser bem planejado e discutido também com a população. Londres, exemplo, utilizado no projeto enviado, cobra pedágio para entrar nas áreas centrais, tem transporte de alta qualidade e levou três anos para construir e colocar em prática a ideia".

 

 

ALGUNS DADOS

Veículos funerários que se deslocam para POA:

PML de Osório atende mais de 13 cidade,

PML de São Jerônimo atende mais de 8 cidades,

PML de Novo Hamburgo atende mais de 23 cidades.

 

Remoções da região do PML de Novo Hamburgo para Porto alegre? 540 remoções do início de 2019 até o momento,

Remoções da região do PML de Osório para Porto Alegre: 349 remoções do início de 2019 até o momento.