NOTÍCIAS


Mercado Público é homenageado na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição do vereador Adeli Sell homenageou os 150 anos do Mercado Público durante a sessão ordinária no Plenário Otávio Rocha.

       Em espaço de fala, o vereador Adeli, saudou os mercadeiros e a presidenta da Associação do Comércio do Mercado Público Central, Adriana Kauer, mencionando o fato de o Mercado ser um prédio histórico, fazer parte do patrimônio cultural da cidade, que viabiliza a entrada de “pobres, ricos e remediados” e que tem “cheiro de povo, de comida e de coisas importantes”. Segundo ele, ao todo são cerca de 1.200 trabalhadores e mais de cem mercadeiros. “Por isso, hoje estamos aqui pedindo para que ele continue sendo esse espetáculo, a alma de Porto Alegre e seguiremos empenhados na luta pela não privatização deste precioso espaço. Vamos lutar contra os ataques da Administração Municipal. O Mercado Público é público aqui e no mundo inteiro, não será em Porto Alegre que ele vai ser privatizado”.

 

Associação

Adriana Kauer, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central disse estar comovida com a homenagem, “especialmente pelo fato de que as pessoas estão acordando para a situação de nebulosidade e indefinição do nosso amanhã”. Ela lembrou que, no dia 17 de outubro, haverá audiência pública para debater o projeto de concessão do Mercado e pediu, mais uma vez, o apoio dos vereadores “em defesa da pluralidade, da tradição e da universalidade”. A permissionária destacou que o Mercado tem, na sua essência, a presença de produtos simples e sofisticados e um atendimento sem distinção que não pode se perder. 

 “Será que um gestor terá esse mesmo olhar? ”, questionou. Adriana defendeu que os próximos 150 anos sejam construídos coletivamente, com as mãos de todos, inclusive dos que até aqui deram o seu melhor para mantê-lo. “Será que um investidor estará lá com tanto amor como a gente? Com o carinho que nós temos? ”, indagou, reafirmando que o caráter público do Mercado se encerra no seu próprio nome.

 

Exposição fotográfica

Também foi lançada na quinta-feira, dia 3/10, a exposição “Mercado Público: história, religião e cultura na vida da cidade”. A mostra, produzida pela Seção de Memorial e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, com curadoria do servidor Jorge Barcellos, é composta por 15 banners e acompanha a história do mercado desde sua fundação, em 3 de outubro de 1869 até os dias atuais. A exposição relata a evolução do mercado com a construção do segundo piso, as transformações no entorno do prédio com a evolução da cidade, bem como resgata a participação do negro na sua história, mostrando a importância do Bará do Mercado.

“A novidade da exposição é mostrar também a relação estreita do mercado público com a Câmara Municipal, já que, durante o século XIX, o Procurador da Câmara era responsável por sua administração“ conta Jorge Barcellos.

A exposição é uma proposta do vereador Adeli Sell (PT), autorizada pela Mesa Diretora, e estará na Av. Cultural Clébio Sória, localizada na Câmara Municipal de Porto Alegre.

 

Serviço:

Exposição: “Mercado Público: história, religião e cultura na vida da cidade”.

Agendamento de visitas: Seção de Memorial – (51) 3220-4318

 

Palestras nas escolas sobre o Mercado Público: Escola do Legislativo – (51) 3220-4374

 

 

Foto: Débora Ercolani/CMPA