NOTÍCIAS


Câmara terá feira de orgânicos a partir do dia 5 de setembro

A Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição do vereador Adeli Sell (PT) realiza a partir da quinta-feira, 5 de setembro a Feira de Produtos Orgânicos Vereador Tarciso Flecha Negra.

                A exposição e venda dos produtos ocorrerá sempre às quintas-feiras, das 11h às 18h, no Largo das Bandeiras (localizado no pátio da Câmara, frente para Loureiro da Silva, 255). O acolhimento da programação por parte do parlamento foi aprovado em reunião da Mesa Diretora, a partir da proposta do vereador Adeli, inspirado na Feira da Assembleia Legislativa que na época da instalação era presidida pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT).

                De acordo com Adeli Sell a feira semanal é um generoso gesto da Câmara, na perspectiva de proporcionar ao público que trabalha e mora no entorno, bem como aos servidores (as), vereadores (as) e assessorias, acesso aos alimentos produzidos sem veneno, trazidos por produtores da área rural de Porto Alegre e região metropolitana. “Além disso, teremos a grata oportunidade de homenagear o falecido vereador Tarciso Flecha Negra, que em 2018 abriu um processo na Câmara expressando o desejo de instalar na Câmara uma feira. Neste sentido, resgatamos inúmeras iniciativas que já buscavam esse espaço interno e tivemos o apoio de um grupo muito empenhado de servidores (as) da casa, da assessoria do deputado Edegar Pretto, do gabinete da vereadora Claudia Araujo (PSD), e da diretoria geral e presidência da Câmara que não mediram esforços para tornar este projeto possível”, destaca Adeli Sell. 

                Serão expositores da Feira de Produtos Orgânicos Vereador Tarciso Flecha Negra a Associação Mandala Ecológica, a Associação Ecovida, a Cooperativa Central dos Assentamentos do RS, a Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), AstrarSul e um produtor individual. “A variedade de produtos será ampla, vinda de dezenas de propriedades certificadas de POA e região metropolitana, portanto, os consumidores poderão ficar tranquilos quanto aos princípios da sustentabilidade e do ecologicamente justo e economicamente viável. Sendo assim, fica aqui o convite para que os consumidores venham, tragam suas sacolas e prestigiem este momento tão importante para a Câmara de Vereadores, já que na semana de abertura de feira, a Casa do Povo celebra 246 anos”, enfatiza Adeli. Todos os custos para a instalação das barracas serão assumidos pelos próprios produtores, que também irão garantir a limpeza e segurança do espaço da feira.

 

 

Foto: Leandro Molina

Texto: Andréa Sommer