NOTÍCIAS


Projeto concede Comenda Porto do Sol ao professor Benedito Tadeu César

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Adeli Sell (PT) que concede a Comenda Porto do Sol ao professor aposentado Benedito Tadeu César. Benedito nasceu em Rio Claro, São Paulo, no dia 11 de maio de 1953. Em 1992, Benedito chegou a Porto Alegre, onde fixou residência.

Após ter iniciado sua atividade acadêmica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1977, durante o período de 1993 a 2010, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de ciências políticas. Foi ainda coordenador do Laboratório de Observação Social (LABORS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) no período de 1999 a 2010. Benedito foi chefe do Departamento de Ciências Políticas da UFRGS no período de 1998 a 2000, coordenador geral do curso de capacitação de gerentes sociais que atuam na proteção social não contributiva e coordenador do programa de pós-graduação em ciências política na UFRGS.

Adeli lembra também de sua atuação sindical e política, quando atuou na Comissão de Anistia, em Vitória, estando na presidência da Associação dos Docentes da UFES. Participou na equipe de direção do jornal Posição, um jornal de resistência à ditatura. Em Porto Alegre, atuou na fundação e coordenação de dois comitês: o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito e o Movimento Democracia, Diálogo e Diversidade (M3D).

Após a aposentadoria da UFRGS, Benedito continuou levando seus estudos e suas análises à sociedade por meio, principalmente, dos meios de comunicação social. Já atuou como membro do Conselho do Leitor do Jornal Zero Hora, no período de 2006 a 2007. Foi editorialista do jornal eletrônico Sul 21 no período de agosto de 2010 a junho de 2012, se tornando diretor executivo no período de maio de 2011 a junho de 2012.

 

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Foto: Andréa Sommer