NOTÍCIAS


Maioria das sinaleiras para travessia de cegos não funcionam em POA

Desde o início dos anos 2000, a Prefeitura de Porto Alegre vem implantando sinaleiras sonoras em pontos críticos de circulação, que objetivam emitir sinais sonoros para garantir a travessia segura de deficientes visuais. Até 2015, 41 pontos da cidade estariam “assistidos” por estes semáforos.

                Para verificar o funcionamento dos pontos, o vereador Adeli Sell, junto com a equipe, foi para as ruas. Para surpresa, poucos pontos funcionam perfeitamente. Dos 41, 29 apresentam problemas e apenas 12 funcionam.

                Na opinião do vereador Adeli Sell, todos os semáforos são importantes para a segurança das pessoas, portanto, merecem manutenção constante, porém, no caso das sinaleiras sonoras, a falta de atenção do Poder Público é uma “irresponsabilidade”.

                Já o presidente da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, Gilberto Kemer, comenta que a precarização das sinaleiras, assim como das calçadas e toda a área social da cidade são uma lástima. “As pessoas cegas ou com baixa visão têm sido muito prejudicadas com o descaso nestas áreas. Infelizmente, perdemos nossa autonomia cada vez mais”, ressalta Gilberto.