NOTÍCIAS


Educação e cooperativismo precisam de mais debate em Porto Alegre

O vereador Adeli Sell participou hoje (27/7) na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, do Seminário das Frencoop’s Municipais.

A organização cooperativa fez a explanação sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho e apresentou como as lideranças sociais e políticas podem auxiliar na articulação para a criação das frentes junto aos legislativos municipais.

As Frencoops trabalham em conjunto com o sistema cooperativista na promoção do desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguem os valores do cooperativismo. Elas buscam também aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo, apoiando e agilizando projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. Outra vertente da Frencoop, alicerçada na função primordial dos legisladores, é a de fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam o desenvolvimento.

Um dos encaminhamentos propostos pelo vereador Adeli Sell e acolhido pelos demais vereadores e presentes, foi de realizar na Câmara de Vereadores, uma “Quintas Temática” para a discussão sobre Educação e Cooperativismo agregando também a Secretaria de Educação de Porto Alegre.

Para Adeli, o país discute há anos e está na fase de encaminhamento final das sugestões para a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e é nesse momento em que o tema deve ser colocado para as redes, buscando o acolhimento para o tema estar no cotidiano da educação pública. “As práticas cooperativas em escolas já são uma realidade em muitas comunidades. Precisamos avançar em Porto Alegre. Temos que inovar, agregar conhecimento e estimular os estudantes para que se organizem e formem pequenas cooperativas dentro das escolas. É necessário possibilitar mais aprendizado e convivência entre os alunos, estimulando decisões conjuntas, aprendendo sobre geração de renda, descentralização de decisões e desenvolvendo potencialidades. Todo esse trabalho poderá contribuir para que os alunos sejam mais ativos e protagonistas de uma educação mais prazerosa e qualificada”, destacou Adeli Sell.

 

Foto: Agnese Schifino