COLUNISTAS


Diógenes Júnior - O domingo em que as ruas de Porto Alegre se tornaram Zeitgeist

Zeitgeist é um vocábulo alemão cuja tradução literal significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos.
Zeitgeist pode ser definido também como um conjunto de circunstâncias, o clima intelectual e cultural de um determinado lugar numa determinada época, as características peculiares de um determinado período de tempo.

Neste último domingo tais condições estiveram reunidas.
É com um enorme sentimento de gratidão que dirijo-me a vocês, cidadãos porto alegrenses, que foram às ruas neste último domingo.
Dirijo-me aos guerreiros antifascistas, gente do nosso povo, lutadores em defesa da democracia.

Pessoas simples, anônimas em sua grande maioria, uma multidão extraordinária, linda, fascinante.
Pessoas que arriscaram suas vidas em meio à mais grave ameaça sanitária dos nossos tempos, a pandemia causada pelo Corona vírus.
Defensores do que há de mais sagrado, o poder popular que emana da democracia, tomaram as ruas e enfrentaram o fascismo que vem tentando nos vencer através do medo, da coação, da mentira, da calúnia, da violência e da difamação.
Foi com grande alegria que vi as ruas do Centro Histórico de Porto Alegre tomadas por essa multidão de idealistas.
Neste último domingo tais lutadores celebraram uma verdadeira festa da democracia onde, irmanados em um só sentimento, tingiram com todas as cores da luta as ruas de Porto Alegre, deixando explícito, numa palavra de ordem, um recado.

Recua fascista, recua, é o poder popular que está na rua!"
O que aconteceu neste domingo nas ruas de Porto Alegre ecoará para sempre, pela eternidade das páginas dos livros e registros da História.

Começou a brotar uma sensação de que estamos virando o jogo.
E é tão bom ver renascer esse sentimento!
Vocês, lutadores, defensores incansáveis da democracia, são o próprio Zeitgeist em movimento.
Hoje senti novamente orgulho de ser, mesmo que não por nascimento mas por opção, um porto alegrense de coração.

Fica registrado também que muita gente não pode ir por motivo de saúde, por fazer parte do grupo de maior risco, mas certamente que se pudesse ir, lá estariam.

E na verdade estavam, apoiando desde as redes sociais, essa luta na qual apenas a vitória interessa.

Parabéns, cidadãos porto alegrenses anti fascistas, defensores do povo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, e do Brasil inteiro.

A democracia vos saúda e agradece.

Diógenes Júnior é escritor, técnico em Informática e acadêmico em História. Paulistano de nascimento, caiçara de coração e porto alegrense por opção, escreve para essa coluna às segundas-feiras.