COLUNISTAS


Diógenes Júnior - Nelson Marchezan, o prefeito das tristes lembranças

A partir dessa semana essa coluna relembrará alguns fatos que marcarão para sempre a pior gestão municipal que Porto Alegre já teve.

A gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB/RS)  

Em 2017, pela primeira vez na história, a Prefeitura de Porto Alegre, tentou cobrar da Câmara Riograndense do Livro aluguel pelo espaço na Praça da Alfândega destinado à realização da Feira do Livro em nossa Capital.

Lembro-me de outra primeira vez desse prefeito. Foi na celebração do Dia do Trabalhador em 2017.

Naquele 1° de Maio o transporte público, tradicionalmente gratuito na data festiva, foi cobrado do trabalhador.
Foi a primeira vez em toda a história da cidade de Porto Alegre que tamanho absurdo aconteceu. 

Outra triste lembrança que tenho desse prefeito foi uma postagem, em seu Facebook (que aliás parece um esgoto digital) da imagem de um “white walker”, um zumbi que habita as regiões geladas na série Game of Thrones caminhando sob o Viaduto da Borges, local no centro da cidade onde moradores de rua costumam se abrigar para se proteger do frio.

Na noite em que foi feita essa postagem, um morador de rua morreria de frio em Porto Alegre.

A iniciativa de cobrar aluguel pelo uso do espaço público para a realização da feira teve claro viés político, o de criar dificuldades para a realização do evento, sufocando-o financeiramente.

A Feira do Livro é um evento tradicional na cidade, que reúne muitos humanistas, progressistas, intelectuais das mais diversas linhas de pensamento, pessoas de esquerda.

A esquerda tem voz, e incomoda o prefeito autoritário.
Inimigo da população, amigo apenas dos empresários

O evento é frequentado pelo tipo de pessoa que o prefeito não gosta de ouvir, e quando pode, tenta impedir de falar.

O ataque, promovido pelo prefeito, deixou isso bem claro.

O prefeito de Porto Alegre é o prefeito inimigo da população, e amigo só dos empresários.

E não sou eu quem diz isso, ele mesmo assim se declara.

E para finalizar, ainda sobre lembranças, eu me lembro que Nelson Marchezan Júnior ganhou as eleições para prefeito de Porto Alegre, mas me lembro também que mais gente votou nulo ou em branco do que votou nele.

 Nelson Marchezan Júnior é uma nulidade como prefeito, e sua gestão será lembrada como a pior gestão da história de Porto Alegre



Diógenes Júnior é escritor, técnico em Informática e acadêmico em História. Paulistano de nascimento, caiçara de coração e porto alegrense por opção, escreve para essa coluna às segundas-feiras.