ARTIGOS


Avenida Alberto Bins

Fica no Centro Histórico de Porto Alegre

Começa na Rua Senhor dos Passos, junto à Praça Otávio Rocha, e termina na Avenida Cristóvão Colombo.

Insistimos que ela começa não na confluência da Dr. Flores, Otávio Rocha, como alguns pensam, pois ali temos a PRAÇA OTÁVIO ROCHA.

Em Porto Alegre, as praças vão além de serem praças, pois por tradição a rua que passa ao largo ou as que a cercam levam o nome da praça com uma numeração da Praça.

É a confusão que as pessoas fazem quanto ao inicio da João Pessoa, confundindo com o inicio na Praça Raul Pila, mas na verdade começa na André da Rocha.

A Avenida Alberto Bins foi iniciada dentro dos terrenos da grande chácara da família Pinto Bandeira, que se chamava “Chácara São Rafael” - o santo das curas - e popularmente chamada de “Chácara da Brigadeira” – esposa do brigadeiro.

Em 1870, Rafaela Pinto Bandeira Freire, filha do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, ofereceu ao município terrenos para abrir uma nova via pública, desde a Rua Senhor dos Passos até a Rua da Conceição, que então se chamava Rua União.

Em 1872 uma comissão da Câmara tratou da execução da chamando-se de Rua São Rafael.

O primeiro hotel 5 estrelas, chamado de Plaza São Rafael - foi construído pela família Schmidt no numero 514 - https://www.plazahoteis.com.br/saorafael/pt-br/

Era uma com vários colégios, o Turner Bund (atual SOGIPA) e residências de pessoas importantes da colônia germânica.



Alberto Bins foi um forte industrial da área da metalurgia, comerciante e prefeito. Era o homem dos fogões, das camas e dos cofres (muito em uso na época).

Era o vice de Otávio Rocha, substituindo quando do seu falecimento (1928) e foi eleito em seguida prefeito. Depois da Revolução de 30 governou até 1937, tendo se retirado a partir daí da política e se dedicado aos negócios. Foi deputado estadual por 4 legislaturas.

Era filho do alemão Matias José Bins – que dá nome a uma Rua no Bairro Três Figueiras.

Na Avenida Alberto Bins, 467- além do Hotel já mencionado - temos a famosa Igreja São José (o santo carpinteiro), uma obra de Joseph Lutzemberger e a decoração de André Arjonas o principal autor da estatuária que decora este e os outros altares e decora as paredes do templo.

Lutzenberger, por sua vez, além do desenho do prédio, também foi o responsável pela concepção dos vitrais e das várias pinturas murais, ilustrando diversas passagens da Bíblia, que adornam a área abaixo do clerestório e foram executadas por alunos seus.

A Igreja São José foi inaugurada na Semana Santa de 1925, ao repicar dos três sinos vindos diretamente da Alemanha.

Em 1970 começaram as obras do Túnel/Elevada da Conceição, passando por sobre a Avenida. Concluído em 1972 na Gestão de Telmo Thompson Flores, prefeito indicado.

No numero 348 temos uma operação do Banco Central do Brasil.

Em seu numero 480 temos o Centro dos Professores do RS – CPERS – importante entidade de classe dos professores da rede pública.

Em seu numero 665 temos hoje a sede da Fecomércio, Sesc, Senac e o Teatro Sesc.

Foi uma rua muito conhecida como a via do material elétrico e eletrônico, apesar de nos dias atuais estar em decréscimo este negócio na região.

Era famosa nesta rua uma loja chamada Wolens, de Abraham Goldzstein.

No seu início e no entorno da Praça Otávio Rocha tivemos o Plazinha, o Alfred que fecharam. Mas ainda é uma região hoteleira pela proximidade com vários pontos do Centro Histórico.


Adeli Sell, vereador do PT/Porto Alegre