ARTIGOS


É aumento de coragem ou falta de noção?

Essa é a pergunta que me faço desde o dia 18 de abril quando centenas de pessoas se concentraram em frente a Quartéis pelo país pedindo intervenção militar e AI-5.

Tudo bem que não cheguei nos 40 anos ainda e quando nosso país viveu a ditadura militar eu sequer estava nos planos de vida dos meus pais. Mas eles me oportunizaram acesso à escola e isso incluiu aulas de História. Eu sempre fui da turma do fundão e nem sempre fui um exemplo de aluna, mas se tinha uma disciplina que eu não “matava” e que me fazia sentar bem perto da professora, essa disciplina era História.

Por isso eu me questiono. A coragem das pessoas aumentou tanto assim ou foi a falta de noção que disparou todo e qualquer índice? Quero, do fundo do meu coração, crer que a humanidade está passando por um período de dormência intelectual, que vai passar muito em breve e que todos e todas irão recuperar a sanidade e se dar conta da barbaridade cometida nos últimos dias.

Alguém me diz que é falta de noção e que junto com a próxima super lua a sanidade se restabelecerá e as pessoas voltarão a compreender o significado da palavra democracia, retomarão suas vontades de viver um país livre, igual, justo, onde que impere é a dignidade e igualdade das pessoas.

Não? Sem chance? Então quer dizer que o povo está ficando mais corajoso mesmo e acham que é “ok” a institucionalização da tortura por exemplo? É! Esse é um instrumento comumente usado pelo Estado durante o AI-5.

Se for coragem, então acabou aqueles encontros de gurizada na conveniência do posto para beber e ouvir pancadão. A censura vai pegar e o único pancadão que vai ter é o dos “milicos” para cima da galera e o toque vai ser de recolher. Não é exagero gente. Ditadura é assim ué. “Cês tão” pedindo isso na frente dos quartéis. Ah, urinar na rua não vai mais dar também não. Por mais que você seja corajoso, não vai mais rolar. Será contra a moral e os bons costumes e poderá te levar para a prisão.

Mas se você resolver mudar de ideia no meio do caminho e juntar uma galera para ir para rua protestar outra vez e pedir tua liberdade de volta? Bom, aí vão te chamar de comunista, vão descer o cacete em ti e nenhum mito poderá te salvar porque certamente ele afirmará: “E daí, lamentável, sou Messias, mas não faço milagres”.

 

Andréa Sommer, 

Jornalista, especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos,

sommerandreat@gmail.com