ARTIGOS


O nascimento de uma nova consciência social e econômica

Estamos vivendo a maior e mais grave crise econômica e social de nossa geração.

A maneira como nos comportamos e vivemos em sociedade, nossos hábitos de consumo, a maneira de avaliar nossas necessidades vitais deverão ser todas repensadas.

Quer queiramos ou não.

Diante disso, teremos um papel determinante, inclusive na economia e principalmente nela. Poderemos desempenhar um papel que significará a diferença entre nossa vida e nossa morte, nossa vitória ou nossa derrota como sociedade.

É chegado o momento no qual deveremos prestigiar os pequenos comerciantes de nossa vizinhança, comprando deles, prestigiando os pequenos comércios.

É chegado o momento no qual devemos dar preferência à pequena fruteira localizada em nosso bairro, o pequeno açougue, a farmácia da região, a já tradicional padaria, o pequeno mercado.

As grandes redes de lojas e supermercados têm próprios mecanismos para superar a crise, e irão superá-la, isso é fato. Já nossos vizinhos, os pequeninos comerciantes e prestadores de serviços, que mesmo antes dessa pandemia lutavam uma luta absolutamente injusta, numa competição fratricida contra gigantes, contam agora apenas com nossa parceria e solidariedade.

Não me canso de repetir uma frase.

"Porque o nome da resistência e luta contra a pandemia causada pelo vírus Corona não é outro senão solidariedade".

A nossa salvação, como sociedade, estará fortemente alicerçada nos pilares da solidariedade.

Nesse momento, caro leitor, eu peço que você repense hábitos de consumo. Eu peço a você, caro leitor, que faça suas compras no comércio de seu bairro. Que prestigie o pequeno comerciante que, assim como você, para manter-se vivo enfrenta terríveis dificuldades.

São pequenos comerciantes e prestadores de serviços enfrentando um inimigo visível, o poder econômico desigual, e enfrentando um inimigo invisível e mortal, o Corona vírus, que está causando pânico e morte em todo o mundo.

Caro leitor, pense no pequeno comerciante, prestigie o pequeno prestador de serviços que está estabelecido no bairro onde você mora.

Prestigie-o! Quando for fazer suas compras, quando precisar de um prestador de serviços, compre e utilize os serviços desses pequenos comerciantes e prestadores de serviços.

Deixe a cargo desses técnicos em Eletrônica e Informática seu equipamento eletroeletrônico, seu equipamento de informática.

Com esse gesto singelo você manterá aberta aquela pequena portinha, que com muita dificuldade se mantém aberta para servi-lo.

Telefone para o técnico em Eletrônica, para o técnico em Informática estabelecido em seu bairro, que certamente ele providenciará que seu equipamento seja retirado em seu trabalho ou em sua casa com a mais absoluta segurança.

Os novos heróis de nosso tempo são pessoas comuns, pessoas como eu e você, e que moram nos mesmos bairros onde eu e você moramos.

Os novos heróis de nosso tempo são os pequenos comerciantes, os prestadores de serviços estabelecidos em nosso bairro.

Todos esses pequenos heróis anônimos têm um serviço de atendimento em domicílio, com o qual você poderá entrar em contato para solicitar uma prestação de serviços, ou mesmo fazer sua compra, e ter as mercadorias entregues com segurança em seu lar.

As circunstâncias da pandemia que nos assola nos tornou mais isolados, mas também mais dependentes uns dos outros.

E é pensando nisso que faço esse apelo para você, caro leitor.

Vivemos uma experiência excepcional, um momento de incertezas, um momento de medos e temores.

Podemos tirar da experiência desse momento o nosso melhor, ou o nosso pior.

Acredito que sobreviveremos.

Nós venceremos o desafio que está posto diante de nós.

Nós venceremos.

Venceremos esse desafio como sociedade, unidos, todos juntos, em coletividade.
Como uma cidade que prestigia e apóia todos os seus como iguais.

Acredito que um dos passos que podemos dar em direção à essa vitória será dado também no campo econômico, prestigiando, fortalecendo os heróis anônimos que estão estabelecidos em nossos bairros.

Compre e utilize os serviços dos comerciantes e prestadores de serviços estabelecidos em seu bairro, caro leitor.

Seja solidário.

Porque o nome da resistência e luta contra a pandemia causada pelo vírus Corona não é outro senão solidariedade.

 

 


Diógenes Júnior é escritor, técnico em Informática e acadêmico em História. Paulistano de nascimento, caiçara de coração e porto alegrense por opção,  escreve para essa coluna às segundas-feiras.