ARTIGOS


Não sirva para piorar aquilo que já é ruim (Adeli Sell)

Pensamentos e atitudes destrutivas, aquelas do tipo “quanto pior, melhor”, nunca serviram para construir nada. Pelo contrário, sempre transformaram cenários ruins em péssimos.

            Eu, particularmente nunca agi baseado pela “filosofia” do quanto pior, melhor. Acredito ser grande incentivador do fim do Gre-Nal na política. No entanto, nos 247 anos de Porto Alegre, o prefeito e a base do governo derrotaram os servidores com um projeto que sucateia o serviço público e retira direitos históricos do funcionalismo. Isso sim é servir para piorar o que já é ruim, em nome de interesses obscuros.

            E neste momento em que a cidade afunda, compreendo ser urgente que pensemos com serenidade sobre todos os passos que dermos.

            Nós, dos chamados partidos de esquerda e centro esquerda, precisamos estar atentos às angústias que ouvimos e vemos nas ruas, mas quando pensarmos em ações efetivas para reduzir esses medos e problemas (que, por sinal, eu ouço todos os dias, pois ando muito pelas ruas), acredito que a palavra Unidade será a que nos levará para soluções que apontem um futuro exitoso e nos tirem deste cenário de constantes infortúnios.

            Por isso, é errado e irresponsável lançar nomes para concorrer ao Executivo em 2020, antes de sentar e discutir projetos para a cidade e alianças capazes de derrotar o atual, que é baseado em atrasos e autoritarismo.

            Antes de ventilar nomes, precisamos resgatar pessoas que já contribuíram muito para nossa cidade e se afastaram dos debates. Ouvi-las e motivá-las a interagir com jovens que estão cheios de contribuições, também qualificará o nosso cotidiano e projeto futuro.    

            Se não formos capazes de conversar, abrir espaços, construir e agir com inteligência, se não nos unirmos, jamais sairemos do lugar e as coisas tendem a piorar, aquilo que já está ruim. Por isso, meu apelo pela racionalidade e bom senso.

 

 

Adeli Sell é militante e vereador petista.