ARTIGOS


O bife à parmegiana do Spaghettilândia (Célio Romais)

Um bife à parmegiana acompanhado de espaguete com molho vermelho. Durante muitos anos, entre as décadas de 1990 e 2000, esta foi a escolha no cardápio do almoço de quem trabalhava no Centro Histórico de Porto Alegre. De qual restaurante? Do Spaghettilândia, que funcionava na Rua General Andrade Neves. O cardápio, com outros tipos de massas, fazia a alegria dos frequentadores, a maioria deles servidores públicos das repartições que funcionam naquele entorno.

O Spaghettilândia não surgiu na Rua Andrade Neves. O jornalista Paulo Sant’ Ana destacou, em uma de suas crônicas, que o restaurante funcionava, primeiramente, na Travessa Acilino de Carvalho.

O restaurante foi fundado por um italiano, da família Masci. Lucio Masci era quem dirigia a casa até o encerramento de suas atividades. Mais tarde, Lucio abriu o La Tana Ristorante, na Rua Comendador Creidy, na Chácara das Pedras. Atualmente, o estabelecimento vende os pratos italianos apenas para “viagem”. No entanto, para quem estiver no Centro Histórico, um dos sobrinhos de Lúcio, Francisco, faz o famoso bife à parmegiana dos tempos do Spaghettilândia, no Restaurante Massa & Cia., que funciona no 2º andar de um sobrado na esquina da Rua Marechal Floriano com Duque de Caxias. A dica é pedir o bife à parmegiana acompanhado de espaguete, especialmente nos sábados, que é quando a casa não tem o serviço de buffet.

 

Célio Romais é jornalista