Adeli Sell*
De todos estes livros de aventuras ou disto que alguns chamem de literatura gótica não li nada, nem vi filmes nem séries. Deve ser uma lacuna na minha trajetória intelectual.
Já tinham me chamado a atenção para estes escritos por um jovem há uns três anos atrás.
Eis que descobri a Renatha Pessoa, cujos livros (romances) vou comentar em breve. Ela escreve do alto de seus 15 anos.
Acabo de ler “Cavaleiros dos Cristais”, de Bryan Gonçalves, outro que do alto de seus 15 anos lança seu primeiro romance. Morador da Lomba do Pinheiro como nosso já famoso José Falero, além de escrever toca violencelo muito bem.
O livro do jovem escritor nos leva a um enrede de aventuras, de lutas, de magias, de encantamentos, vamos seguindo suas longas 251 páginas com certa ansiedade.
Os seus heróis como não pode deixar de ser lutam, brigam, matam se for preciso, mas são sempre do bem, em luta contra os monstros do mal. Ou seja, prevalece a ética civilizatória.
Ao ler nosso Bryan me dei conta que os jovens em geral precisam daquilo que se tornou algo corriqueiro por aqui que são as oficinas literárias e os cursos de escrita criativa. Bryan tem jeito para traçar enredos, cria algo interessante, pois seu narrador de quando em quando para o enredo e dá seu pitaco como narrador, chamando a atenção do leitor. É um recurso interessante e até engraçado.
Não diria que todos/as escritores/as por serem jovens precisam de uma dica destas. Vai muito o tempo em que escrevem, do quanto escrevem e do quanto leem.
Bryan começou a abrir seu caminho, agora é só escrever, ler, escrever e ler.
*Adeli Sell é professor, escritor e bacharel em Direito.