ARTIGOS


Rua Barão de Ubá

RUA BARÃO DO UBÁ

Bairro Bela Vista

CEP  90450-090

 

Ela faz a ligação com a Cabral, numa rótula, passa pela Rua Desembargador Moreno Loureiro Lima, pela Rua Renato Almeida e liga com a Rua Carlos Trein Filho.

Em  parte dela, remanescem as pedras regulares, com uma calçada bem conservada; porém noutra parte foi colocado asfalto que  está em estado precário.

João Rodrigues de Almeida era seu nome. Nasceu em Portugal em 1774 e morreu no Rio, em 1829.

Foi o primeiro e único Barão de Ubá.  Foi contratador, negociante e traficante de escravos, senhor de engenho, banqueiro. Era um articulador político no período de D. João VI e de D. Pedro I.

Seu título de Barão de Ubá foi recebido por decreto imperial um ano antes de sua morte.

 Recebeu uma sesmaria às margens do Rio Paraíba, que foi engenho de açúcar e depois virou plantador de cafezais, um dos primeiros, já que o café chegou ao Rio por volta de 1760/62.

Não são fidedignas as informações que só chegaram em 1790. Mas sem dúvida foi um dos que iniciaram maiores plantações de café no Vale do Paraíba.

Não casou, mas teve filhos naturais.

É uma afronta esta denominação, pois esta  a rua começa quase no centro da antiga Colônia Africana. É um tema para reflexões, como é o caso da Barão do Cotegipe, o senador que votou contra a abolição, era contra a imigração de alemães e italianos.

 

Adeli Sell, professor e escritor