Na tarde de sexta-feira (2/3), o vereador Adeli Sell esteve no ponto de táxis da Rodoviária de Porto Alegre. Lá ele conversou com os coordenadores do ponto, Ademir Niffa e Silvio Freitas. Acompanhados da colaboradora Morgana Niffa, eles discutiram o Projeto de Lei 2057/17 enviado pelo Executivo para a Câmara Municipal.
Tal projeto propõe alterar leis de monitoramento dos táxis na Capital, redefine as condições para emissão da Identidade do Condutor de Transporte Público (ICTP), cria a Categoria Executiva, propõe normas de comportamento para motoristas, estabelece o controle biométrico, a obrigatoriedade de se associar a um aplicativo (app), a implantação do exame toxicológico, a proibição de carros 1.0, a criação de taxa de gerenciamento operacional e a possibilidade de pagamento por meio de cartões de crédito ou débito. “Algumas dessas medidas inviabilizam e atrapalham os profissionais. Por esta razão, estamos estudando o projeto e propondo emendas que flexibilizam o sistema, qualificam o trabalho e os serviços. Estamos também discutindo com a classe de taxistas para encontrar boas alternativas de melhoria e adequação do PL enviado pela prefeitura”, ressalta Adeli.
Além do debate sobre o PL, os taxistas e o vereador circularam pelo entorno da rodoviária, verificando diversos problemas com relação a buracos nas ruas Garibaldi, Voluntários da Pátria e Emilia Moraes de Azevedo. De acordo com Morgana, protocolos foram abertos em agosto de 2017 pedindo reparos, mas a prefeitura alegou falta de pessoal para trabalhar”.
O vereador acompanhou os taxistas também até o ponto de concentração próximo ao viaduto. Ali verificou-se a necessidade de investimentos em asfalto, limpeza do viaduto e construção de banheiros para os motoristas. O vereador irá demandar os consertos dos buracos e pedir mais atenção da prefeitura quanto à solicitação de investimentos no ponto de concentração.