ARTIGOS


O arado

Arados são ferramentas fundamentais que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é propiciar ao solo, melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e composição adequada de nutrientes. Ou seja, eles são implementos que ajudam a minimizar impactos ambientais provocados pela agricultura se utilizados com cuidado. 

Com a evolução tecnológica e da indústria, os arados passaram pela mecanização, sendo substituídos por tratores, por exemplo. Em Porto Alegre, o magnata da mídia local, dono do famoso Correio do Povo, Breno Caldas tinha uma casa de campo numa fazenda que, romanticamente, denominou de Fazenda do Arado.

No século XXI, os donos destes 426 hectares no Bairro Belém Velho resolvem investir num projeto megalómano,  destruindo um ecossistema natural de alagamentos do Guaíba, antes de ele desaguar na Lagoa dos Patos. Tal sistema criado pela natureza começou a ser atacado pela aprovação de uma Lei de 2022, oriunda do Executivo,  sancionada pelo atual governo que ainda detém maioria avassaladora da base parlamentar. Base que, assim como o prefeito, não se importa com o meio ambiente e com as pessoas, estando a serviço do capital imobiliário especulativo.

Em vez de manter o "status" que lhe foi dado pelo Plano Diretor, o mesmo foi afrontado por um famigerado "Projeto Especial". Graças a uma Ação Civil Pública, uma juíza a acatou e declarou a ilegalidade da Lei. 

 

ADELI SELL é professor, escritor, bacharel em Direito, vereador do PT em Porto Alegre, RS.

Para nós é uma inequívoca demonstração que temos no país um Judiciário independente e zelador da observância das leis. É uma vitória histórica da luta ambiental do povo da capital e de seus movimentos sociais.

 

Talvez os impactos da catástrofe de maio de 2024 no Rio Grande do Sul e esta decisão abram o caminho não só da reconstrução da capital e do Estado, mas um novo e amplo caminho da sustentabilidade ambiental e a segurança para as pessoas não terem suas vidas ceifadas, casas arrastados e memórias levadas para todo o sempre.