Adeli Sell
"Quatro mulheres" é um romance de Neusa Demartini, lançado pelo selo Class, em 2019. Neusa além de escritora é jornalista e professora aposentada. Tem outros escritos, como literatura infantil e textos acadêmicos.
A escritora e revisora Vera Ione Molina sintetiza bem o livro na contracapa, mostrando que a titulação com os nomes das personagens ajuda na leitura e na sua compreensão.
O romance gira em torno da vida de um desembargador, iniciando com sua morte. E o interessante é que a construção das personagens se dá muito pelo olhar de outras personagens. Ele foi casado; a mulher pediu separação; está há uma década com outra. No dia da morte, seus filhos contam para a madrasta. A amante ousada irá ao velório. Já a quarta mulher será descoberta depois ao revirarem seus papéis guardados a sete chaves em sua casa.
São menos de 100 páginas numa escrita densa, lapidar, com personagens bem construídas, com solidez psicológica.
O ponto que considero importante é a surpresa das descobertas, não só das amantes de um homem centrado, metódico, disciplinado, mas a forma como ele vê cada uma das quatro mulheres, todas denominadas por "insetos". Aí poderia haver um bom debate. E, ao final, mais uma surpresa, quando a filha da segunda mulher liga para a mãe, voltando de uma clínica, já melhor, para estar com a mãe e a filha que deixara com ela, sendo que a internação se dera por obra da personagem principal, o morto, o que causa um impacto sobre a dor da segunda mulher, traída. Agora, a volta da filha, com a neta e com ela, a harmonia parece se estabelecer e o resto é passado e aprendizado.
Curioso para ler outros escritos da Neusa Demartini.
Adeli Sell é professor, escritor, bacharel em Direito e vereador do PT em Porto Alegre.