Tripé do Desenvolvimento

Saúde de Excelência

Saúde de excelência = pólo de desenvolvimento socioeconômico

saudeApesar de não ter havido planejamento econômico e estratégico, ao longo dos anos Porto Alegre foi conquistando espaço no país e fora dele na área de saúde de excelência. Temos importantes agrupamentos hospitalares e clínicas de referência internacional, procurados por pessoas de todo o Estado e também vindas de outras regiões do Brasil e do exterior. Precisamos trabalhar essa qualificação, fazer da saúde de excelência um grande pólo de desenvolvimento socioeconômico.

Mais de 50 mil pessoas trabalham em hospitais, clínicas e postos. Este número pode crescer ainda mais se houver um arranjo local de desenvolvimento sustentável, como, por exemplo, uma linha de confecção de lençóis, cobertores e roupas hospitalares.

Somos um Estado produtor de aço, então não há sentido em importar material cirúrgico, que poderia ser fabricado aqui.

Na área farmacológica, onde já tivemos quase uma centena de laboratórios sediados no Estado, hoje não passa de uma dúzia. Sem dúvidas, temos conhecimento acumulado na área e estamos deixando de produzir estes produtos aqui.

Turismo de Negócios

fiergsPorto Alegre ainda não consegue atrair tantas feiras e eventos quanto poderia, pois os centros de eventos existentes já não comportam a demanda. Precisamos urgentemente de, no mínimo, dois novos equipamentos: um intermediário entre a PUC e a Fiergs, e outro, bem maior, para realizar grandes feiras e eventos internacionais. Precisamos conjugar aspectos de eventos e simpósios com a área da medicina e da tecnologia. Afinal, já realizamos o Fórum Social Mundial, o Congresso das Cidades, dez edições do Fórum Internacional de Software Livre e estamos encaminhando para que a próxima edição permaneça em Porto Alegre e seja cada vez maior, com eventos múltiplos que ocorram concomitantemente nessa área da tecnologia.

Tecnologia de Ponta

tecnologiaTemos vários centros tecnológicos, como na UFRGS e na PUC, mas podemos evoluir muito mais. O Ceitec, inaugurado pelo presidente Lula em 2010, na Lomba do Pinheiro, é a única fábrica de prototipagem de chip abaixo da linha do Equador. Porto Alegre poderia ter um grande corredor tecnológico ao longo da Avenida Ipiranga, onde já se encontram as duas universidades citadas e o Ceitec, e para onde seria possível trazer mais equipamentos de alta tecnologia.

Como elemento agregado à tecnologia, há os call centers. Graças a nossa variada etnia, aqui muitas pessoas falam, estudam e têm interesse por várias línguas. Poderíamos ter call centers 24 horas ocupando o mesmo prédio, os mesmos terminais de computadores e telefônicos, e isso seria um elemento agregado à tecnologia. Temos que pensar em trabalhar uma região da cidade como um novo pólo tecnológico. O Cais Mauá e o IV Distrito são locais ideais para isso.

Agência de desenvolvimento tecnológico Porto Alegre necessita de um instituto para pensar o futuro. Não me contento com o gabinete de Inovação Tecnológica, da prefeitura. Sempre defendi que ao invés de termos uma secretaria, um gabinete, deveríamos construir uma agência de desenvolvimento tecnológico, pois ela teria maior capacidade de trabalhar a questão da inovação tecnológica e de captar recursos, até em fundos federais.

 

Av. Loureiro da Silva, 255/265

Porto Alegre - RS

Fone (51) 3286-5869

Fone (51) 3226-4313

Celular (51) 9933-5309

[email protected]

Desenvolvido por EagleTD