Revitalização Urbana

Governo e sociedade em parceria para tornar Porto Alegre uma cidade melhor para se viver, hoje.

 

IV Distrito transformado em @21 

IV-Distrito_voluntáriosElegi o IV Distrito como uma zona da cidade a ser estudada e cuidada. Por acreditar no potencial da região, proponho desenvolver um eixo gastronômico no 4º Distrito, aproveitando aspectos positivos que já existem próximos a essa área de entretenimento. Também defendo ações pontuais e grandes projetos para nortear a retomada do desenvolvimento do bairro que vem sofrendo degradação por falta do olhar da municipalidade. Cito como exemplo o bairro @21, em Barcelona, na Espanha. Esta experiência dá conta de que a revitalização da área precisa estar associada ao perfil de moradores e de empreendedores ali instalados. No caso do @21, como o nome indica, os negócios da área de tecnologia deram o tom do projeto de desenvolvimento ao qual a área foi submetida.

 

Mobiliário Urbano 

chaveiros_tatiana_feldens2Pensem nos pontos de táxi, paradas de ônibus, guaritas, sanitários, telefones públicos, lixeiras, placas de sinalização e outros equipamentos que integram o paisagismo e a acessibilidade urbana de Porto Alegre. São atrativos sob o ponto de vista da estética, conservados e acolhedores? Não me parecem. Nosso mobiliário urbano degradou e ruiu. As paradas de ônibus, em sua maioria, estão em condições precárias, com manutenção deficiente, enferrujadas e vandalizadas. Já tivemos bons exemplos no passado, que além da beleza garantiam segurança por causa da iluminação trazida pela publicidade. Mas há mais de oito anos cessou a concessão e nada foi feito para que pudéssemos ter paradas uniformes, com cobertura, garantindo abrigo e conforto. As deficiências de projeto também chamam atenção: não há uma padronização no design. Pode não parecer importante isso num primeiro momento, mas um projeto global significa padrões de sinalização, segurança e ergonomia. Algumas sequer possuem um apoio para descansar o corpo. E pouquíssimas informam sobre as linhas de ônibus que ali passam. Temos que visualizar além. Nosso mobiliário urbano deve ser, além de funcional, belo, pois a estética urbana é também um alicerce de auto-estima cidadã.

 

Pinta Porto Alegre 

TravessadosVenezianos_MauricioTrasePorto Alegre é cinza, gris, uma cidade onde falta cor. As cidades deveriam ser coloridas, com mais vida e mais verde. Tudo isso influencia o dia a dia e o humor das pessoas. Contraponto desse cinza podemos encontrar na Argentina, onde está o famoso Caminito. Proponho que a Capital gaúcha radicalize na sua estética urbana. Sugiro uma Porto Alegre onde as cores predominem e desapareça a homogeneidade cinza das edificações. Para isso, é preciso que o Poder Público tome a iniciativa de alavancar um grande projeto de pintar a cidade de ponta a ponta, do Centro à Periferia, de norte a sul, de leste a oeste.

 

A cidade das flores 

floricultura_redencaoPorto Alegre é a cidade com o maior consumo de flores per capita no Brasil, conforme alguns estudos. Temos, portanto, uma população que aprecia flores, folhagens, vegetações variadas, o que talvez reflita nossa diversidade cultural. Mas, essa preferência não está presente de forma equilibrada nas ruas da cidade. Apesar de muito arborizada, falta o colorido das flores na paisagem urbana, colorido que traz alegria, bem-estar e estimula o turismo. Sugiro que nas rótulas se conjugue o plantio de grama e flores. É assim em Viña Del Mar e Valparaíso, no Chile, cidades bonitas e coloridas. Temos exemplos no nosso Estado, como Nova Petrópolis e Gramado, ou Sapiranga – a Cidade das Rosas -, que dão exemplo da eficácia e esforço conjunto de população e municipalidade para criar ambientes únicos e cambiantes, a paisagem se transformando conforme passam as estações. Isso se consegue com incentivos, programas e, sobretudo, levantando uma discussão que leve as pessoas que aqui moram e trabalham a aderir e tornar forte um movimento de plantio e consumo de flores.

 

Av. Loureiro da Silva, 255/265

Porto Alegre - RS

Fone (51) 3286-5869

Fone (51) 3226-4313

Celular (51) 9933-5309

[email protected]

Desenvolvido por EagleTD